Fazer o monitoramento do CNPJ é uma tarefa que precisa ser feita periodicamente, sobretudo para verificar a regularidade da sua empresa diante do fisco. Por isso, saber como consultar o CNPJ da sua empresa na Receita Federal é essencial nesse processo de monitoramento.
No artigo a seguir, você confere como consultar o CNPJ da sua empresa na receita, além de descobrir quais as informações relevantes dessa consulta. Sendo assim, continue a leitura do artigo para aprender como consultar e tirar suas principais dúvidas.
Por que consultar o CNPJ é importante?
A consulta de CNPJ junto a Receita Federal é importante para monitorar e atualizar o status de regularidade da sua empresa junto à receita. Esse procedimento é importante porque por meio da consulta você consegue visualizar os principais débitos e documentos com entrega pendente.
Dessa forma, você consegue verificar se sua empresa está regular diante do fisco e tomar as medidas necessárias caso haja alguma irregularidade. A depender da situação cadastral do CNPJ, você pode ainda emitir uma certidão garantindo a inexistência de débitos junto a Receita.
Quais informações aparecem na consulta?
A consulta de CNPJ na Receita Federal é de caráter público, isso significa que apenas as informações públicas sobre a empresa podem ser consultadas. Sendo assim, na consulta podem ser visualizadas informações como:
- Nome da empresa;
- Data de abertura;
- Nome fantasia;
- Atividade exercida;
- Endereço da empresa;
- Situação cadastral;
- Situação especial.
Como consultar o CNPJ na Receita Federal passo a passo
Agora que você já sabe a impotência e quais informações estão presentes na consulta, fica a dúvida: então como consultar o CNPJ na Receita Federal? Confira agora o passo a passo do processo.
1. Acesse a página de Emissão de Comprovante de Inscrição Estadual e de Situação Cadastral no portal da Receita Federal.
2. Digite o CNPJ da sua empresa no espaço indicado. Em seguida, marque a caixinha ao lado “Sou humano” e resolva o Captcha:
3. Na página seguinte aparecerá um documento com o resultado da consulta e todas as informações da empresa:
4. Se deseja baixar ou imprimir a consulta, existe uma opção ao fim da página:
Certidão Negativa de Débitos
Além da consulta cadastral, no portal da Receita Federal também é possível emitir a Certidão Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais e a Dívida da União. Por meia dessa consulta, é possível descobrir todos os débitos tributários que a empresa possui junto a união.
Para emitir a certidão negativa de débitos basta seguir os seguintes passos.
1. Acesse a página de emissão da certidão.
2. Digite o CNPJ da empresa no espaço indicado e clique em “Consultar”:
3. Escolha entre Consultar Certidão (para consultar emissões anteriores e emitir segunda via das consultas) ou Emissão de Nova Certidão
Se você deseja consultar as certidões anteriores e emitir a segunda via, você deve antes selecionar o período de tempo que deseja consultar (por exemplo, de maio a abril do ano vigente) para acessar os documentos.
Por outro lado, caso deseje emitir uma nova certidão, basta clicar na opção e, se a empresa estiver regular, um documento em PDF da certidão será baixado automaticamente.
Mas atenção: se ao invés da emissão da certidão surgir a mensagem: “As informações disponíveis na Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB sobre o contribuinte XX.XXX.XXX/XXXX-XX são insuficientes para a emissão de certidão por meio da Internet.”, este pode ser um indicativo de situação cadastral irregular do CNPJ junto a Receita. Como a consulta pela internet é apenas para dados públicos, você deve entrar em contato com o Centro Virtual de Atendimento do e-CAC para saber mais detalhes.
Gostou desse artigo? Veja o nosso post sobre o Documento Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN).