Como obter a segunda via de uma nota fiscal

Confira neste artigo diferentes métodos para conseguir a segunda via de nota fiscal eletrônica sendo empresa ou consumidor.
Segunda Via de Nota Fiscal

As notas fiscais eletrônicas são documentos fiscais importantes tanto para os emissores quanto para destinatários como comprovantes da transação e também recolhimento de tributos. Mas no caso dos consumidores, a nota fiscal entregue não está imune a perdas ou extravios, o que exige a busca por uma segunda via. 

Geralmente, esse é um processo relativamente simples para as empresas, mas no caso do consumidor a realidade não é tão simples assim. O que acontece se o consumidor perder ou deletar o arquivo da sua nota fiscal eletrônica? Como esse consumidor pode recuperar o documento fiscal?  

Por isso, no artigo a seguir vamos explicar como obter a segunda via da nota fiscal eletrônica para empresas quanto para o consumidor. Continue a leitura para saber mais! 

Como conseguir 2ª via da NF-e 

Primeiramente, antes de falar sobre procedimentos, é preciso diferenciar os dois principais casos nos quais é necessária a segunda via de uma NF-e. O primeiro caso é das empresas que precisam fazer a gestão das NF-es, enquanto o segundo caso é o dos consumidores que necessitam do documento para comprovar a compra. 

Para empresas 

Quando uma empresa faz o processo de gestão e monitoramento de notas fiscais manualmente, as perdas e extravios de NF-e são um acontecimento comum. Por isso, perder o arquivo XML da nota fiscal pode prejudicar a gestão fiscal e tributária da empresa e ocasionar irregularidades junto ao fisco. 

Mas então como recuperar uma nota fiscal perdida na sua empresa em caso de perda ou extravio? A primeira opção nesses casos é buscar na plataforma que sua empresa utiliza para emitir NF-es (própria ou da prefeitura) a opção de emitir a segunda via da nota fiscal. 

Caso você não tenha a cesso a esta opção no seu sistema de emissão, também é possível buscar a segunda da NF-e pela internet. Porém, nesse caso você vai precisar da chave de acesso da nota fiscal, um número de 44 dígitos presente na nota e que identifica a NF-e no Portal da Receita Federal

Por fim, para baixar o arquivo XML da NF-e, basta utilizar o certificado digital da sua empresa para recuperar a nota. 

Para o consumidor 

Já para quem é consumidor, a segunda via da nota fiscal também pode ser obtida de diferentes formas. A primeira delas é entrando em contato diretamente com a empresa que vendeu o produto ou prestou o serviço e solicitar uma segunda via da nota. 

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a empresa deve conceder a nota fiscal ao consumidor. Em adição a isso, no caso de solicitação de segunda via a empresa não deve cobrar nenhum valor adicional por isso. 

Para compras ou serviços contratados pela internet, é comum que a nota fiscal eletrônica ou a chave de acesso da nota fiscal (um número de 44 dígitos presente em todas as NF-es) sejam enviadas via e-mail. Sendo assim, verifique sua caixa de e-mail e verifique se o envio dessas informações foi feito. 

Mas e quando o consumidor não consegue contato ou a empresa já fechou? Nesse caso, o procedimento é o mesmo para as empresas: a recuperação da nota via portal da Receita Federal. Mas e para casos em que não houve emissão de nota fiscal?  

Em caso de não emissão da nota fiscal é preciso lembrar que o prejuízo é duplo. No caso da empresa, não emitir NF-es configura crime de sonegação fiscal. Já o consumidor sai prejudicado, e em caso de problemas com o produto ou serviço prestado enfrentará dificuldades para solicitar trocas, devoluções ou reembolsos. 

A seguir, você confere o passo a passo como obter a segunda via da nota fiscal pelo portal da NF-e pela internet. 

Como obter a 2ª via da nota fiscal: passo a passo. 

Agora que você viu como funciona a emissão de segunda via da nota fiscal para empresas e consumidores, fica a questão: como fazer isso na prática? Veja agora o passo a passo para obter a segunda via da nota fiscal com a chave de acesso no portal da NF-e. 

1º passo: Com a chave de acesso em mãos, acesso o Portal da NF-e neste link

2º passo: Na página inicial, vá até a opção “Serviços” e depois em “Consultar NF-e”. 

Confira neste artigo diferentes métodos para conseguir a segunda via de nota fiscal eletrônica sendo empresa ou consumidor.

3º Passo: Insira a chave de acesso (44 dígitos), marque “Sou humano” e resolva o CAPTCHA. 

Segunda via de nota fiscal eletrônica

4º Passo: A NF-e deve aparecer como o exemplo abaixo, com todas as informações preenchidas. 

Segunda via de nota fiscal eletrônica

5º Se quiser baixar o arquivo XML, clique na opção “Download do Documento” 

Segunda via de nota fiscal eletrônica

Mas atenção: para fazer o download do documento é necessário que você tenha um certificado digital. Produzimos um artigo com tudo sobre certificados digitais aqui

Pronto, agora você já tem acesso a segunda via da nota fiscal. No entanto, no caso das empresas, esse processo pode ser lento caso o número de notas a serem recuperadas for elevado, já que a consulta só pode ser feita com uma única nota por vez. 

Conheça a NOU 

Que tal deixar as complicações com a gestão e monitoramento de notas fiscais para trás? Na Nou você não tem problemas com perda ou extravio de notas fiscais porque o armazenamento é feito em nuvem, com acesso rápido sempre que você precisar. 

Além disso, os filtros da plataforma permitem que você consulte e encontre notas fiscais por palavras-chave. A integração direta com a Sefaz facilita sua gestão fiscal e tributária, além de permitir a auditoria fiscal eletrônica, tudo com precisão e agilidade. 

Solicite uma demonstração e transforme hoje a sua gestão fiscal com a NOU!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia mais

Sobre o autor